A Lua mostra importantes segmentos da vida como nossa estrutura emocional, os efeitos de nosso primeiro ambiente doméstico, nossas motivações subconscientes e a resposta instintiva às situações desafiadoras.
Ela mostra o grau de segurança que temos e a confiança ou desconfiança que depositamos no mundo.
A Lua também está associada à memória, já que nossas reações não se baseiam só no presente, mas também em lembranças, emocionalmente carregadas de situações semelhantes.Assim, nem sempre conseguimos reagir de forma clara e lógica. Além do que, sem a memória, não poderíamos aprender com nosso passado.
Todas essas áreas ligadas à Lua têm sido prejudicadas pela tendência de nossa cultura a negar nosso lado lunar. Partes da personalidade governadas pelo hemisfério lunar — o inconsciente, as emoções, a intuição, o lado feminino — podem sofrer, se ignorados, um forte abalo em seu equilíbrio. Essas facetas negligenciadas de nós mesmos tornam-se ameaçadoras, misteriosas e cada vez mais sujeitas à repressão.
Em termos astrológicos a Lua é a rainha dos astros, o Luminar Menor (em escala de tamanho, e não em importância), e, por oposição, o Sol é o Rei dos Astros, o Rei do Céu e representa o Luminar Maior. Tentar entender a Lua sem a sua contraparte, o Sol, não faz sentido, já que um e outro se complementam.
No mito grego dos gêmeos Artemis e Apolo, a deusa Artemis, associada à Lua astrológica, nasceu antes de Apolo, associado ao Sol, e ajudou sua mãe no parto do irmão. Isto significa, simbolicamente, que é a Lua que gesta o Sol, portanto, é o signo em que a Lua se encontra que mostra o que temos que realizar para poder fazer brilhar o nosso Sol, e consequentemente brilhar a nossa vida. Quando estamos insatisfeitos, infelizes, sentimos que a vida não vale a pena, então certamente não estamos sabendo como dar à nossa Lua a devida nutrição.
A Lua é a nossa natureza feminina, enquanto o Sol a nossa natureza masculina, por isso ela significa em nós, de acordo com o signo que está colocada, tudo aquilo que está por trás do que aparentamos, quais as reais motivações que nos movem em direção à nossa busca pessoal. O Sol é aquilo que mostramos, enquanto a Lua é aquilo que está muito bem guardado para não sermos feridos, pois ela aborda a nossa natureza sensível e inconsciente.
Exatamente como a Lua reflete a luz do Sol, num nível subconsciente, nós captamos e reagimos a mensagens, como a linguagem corporal e o tom de voz. Quando não conseguimos verbalizar as razões de nossa reação, ela é rotulada de intuição ou irracionalidade. Quando ignoramos essas reações, perdemos o contato com elas e frequentemente temos problemas. Em seu mapa, a Lua mostra como você lida com as percepções intuitivas.
A Lua também tem muito a ver com os nossos medos pois ela representa as nossas necessidades afetivas que são nossas maiores vulnerabilidades. Já que tememos o que mais desejamos e se não atendermos nossos reais desejos por medos e inseguranças, certamente a nossa Alma, representada pela Lua astrológica, vai definhar e o nosso Sol nunca conseguirá nascer e brilhar.
O relacionamento entre o seu Sol e Lua é representado pela Fase Lunar em que você nasceu. Tal relacionamento gera força, e sem ela não seria possível a liberação de seu brilho solar.
Com isso surge a necessidade de compreender de forma mais clara o que seria o Ciclo Lunar ou a Lunação.
> Quero entender o que é Lunação
> Quero descobrir a minha fase Lunar